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Notícias
A ACIABA realizará curso de atendimento e vendas.
Ter, 08 de Março de 2016 16:18

curso

A ACIABA é uma instituição com o compromisso em organizar e fomentar o comércio local entre outros. Desta forma, vamos realizar nos dias 28,29,30 e 31 de Março, 

o curso de Atendimento e vendas que tem como objetivo melhorar o desempenho nas nossas  vendas e negociações. 

Além de desenvolver uma melhor compreensão e utilização das técnicas de vendas e as habilidades para buscar, manter e encantar os clientes. 

Será cobrado dos associados apenas uma taxa de R$ 10,00 (dez reais) por pessoa  para a compra de lanche, que deve ser pago no ato da inscrição.

Avisamos que as vagas são limitadas por isso, pedimos que faça a inscrição do seu funcionário o mais rápido possível, pois faremos apenas uma turma.

Curso 1

 
SEBRAE apresenta produtos de incentivo à microempresa.
Seg, 22 de Fevereiro de 2016 13:08

Sebrae

SEBRAE apresenta produtos de incentivo à microempresa, empresa de pequeno porte e empreendedor individual em almoço de confraternização oferecido à FACIEG e as ASSOCIAÇÕES.

 01/02/2016 09:19

O almoço de confraternização , realizado na sede do SEBRAE Goiás, no              28/01/2016, reuniu o presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (FACIEG), Ubiratan da Silva Lopes, representantes da diretoria da entidade e presidentes de associações comerciais de várias cidades do interior.

O presidente da FACIEG, Ubiratan Lopes, ressaltou a importância da  união entre os membros da entidade no que se refere a oferecer alternativas, aos afiliados, para vencer a crise. ´´ Sabemos que o momento é de pessimismo no país, mas precisamos focar no que é bom para nossos afiliados. A FACIEG é uma das entidades com maior capilaridade no  interior do estado e nosso dever como líderes classistas é levar oportunidades à nosso afiliados,´´ disse.

Ubiratan Lopes também comentou a importância das parcerias firmadas com o SEBRAE. Ele afirmou que é por meio deste trabalho conjunto que é possível levar capacitação e inovação à classe empresarial.

O diretor superintendente do SEBRAE Goiás, Igor Montenegro, enfatizou a importância da disponibilização de novos serviços pelas Associações Comerciais.´´ Conheço as dificuldades e desafios de um líder classista e sei como é importante ter produtos e serviços para oferecer aos afiliados. Só assim é possível promover o desenvolvimento das empresas e da própria entidade,´´ avaliou.

Igor Montenegro apresentou ainda quatro produtos que visam o crescimento, a inovação e melhoria da competitividade das empresas.Conheça a seguir os benefício de cada programa :

Programa Agentes Locais de Inovação – ALI :

·        É um acordo de cooperação técnica entre o CNPq e o Sebrae, com o objetivo de promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de orientação proativa e personalizada.

·        Esta orientação é realizada por Agentes bolsistas do CNPq e capacitados na metodologia, para acompanhar um conjunto de empresas, definido estrategicamente pelo Sebrae.

·        Os Agentes Locais de Inovação (ALI) visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio. 

·        Podem participar empresas de pequeno porte – EPP, com faturamento anual entre R$ 360.000,01 e R$3.600.000,00, atuantes nos setores de Indústria, Comércio ou Serviços.

·        O programa oferece: Acompanhamento “In Loco”,  continuado, customizado e Especializado 

·        A consultoria é gratuita e tem duração de 2 anos

·        São 2500 vagas

Programa Negócio a Negócio

·        O Negócio a Negócio é um programa gratuito de atendimento e orientação empresarial que oferece diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas

·        Por meio do programa, um Agente de Orientação Empresarial vai realizar visitas na sua empresa e aplicar um diagnóstico de gestão básica, abrangendo temas como finanças, operações e mercado. Em seguida, vai sugerir soluções para melhoria do seu negócio.

·        O programa é gratuito e tem duração de 90 dias

Sebraetec

·        Por meio de serviços customizados e especializados, o Sebraetec promove o acesso de pequenos negócios a soluções em 7 áreas de conhecimento da inovação: design,produtividade,propriedade intelectual,qualidade,inovação,sustentabilidade,

·        Tecnologia da Informação e Comunicação.

·        O programa aproxima os dois atores essenciais para a implementação da inovação: os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológicos.

·        Empresas que prestam serviços de inovação e tecnologia podem participar do programa. 

·        O programa tem subsidio de 50% do Sebrae

MarketUP 

 

·        O MarketUP é um Sistema de Gestão Grátis, completo e inteiramente online que reuniu as melhores ferramentas e práticas de gestão em um só lugar, com a mais alta tecnologia e de maneira gratuita

·        A MarketUP também oferece um suporte online totalmente gratuito a todos os seus usuários, através de diversos canais, como Central de Atendimento Web e FAQ, Central de Vídeos no Youtube, Tutoriais e Guias Rápidos das operações e Curso EAD sobre o MarketUP.

·        O MarketUP foi pensado com o intuito de atender todas as necessidades dos micro e pequenos negócios brasileiros. Neste sentido, os recursos do sistema respondem as demandas de gestão diárias de empresas destes portes, além de oferecer aos empresários novas oportunidades de captação de receitas através, por exemplo, de uma Loja Virtual – já integrada aos Correios, PagSeguro, Bcash e PayPal.

·        Todos os recursos do Sistema de Gestão MarketUP são isentos de qualquer custo.

·        As funcionalidades do ERP MarketUP permitem que você gerencie as movimentações do seu estoque, controle as finanças da empresa, crie listas de fornecedores, otimize seu atendimento com um PDV de fácil utilização e tenha acesso às últimas inovações do mercado de gestão. Tudo 100% grátis, online e sem limites de utilização.

·        Os Recursos do Sistema de Gestão MarketUP estão divididos em quatro grandes segmentos. Confira-os agora e veja quais funcionalidades fazem parte de cada um dos módulos:

1.    Módulo Vendas: PDV, loja virtual, clientes, notas fiscais, comissões

2.    Módulo Compras: orçamento, fornecedores,devoluções

3.    Módulod e Estoque: MRP, movimentação, catálogo, relatórios, grade de produtos

4.    Módulo financeiro: contas a pagar, contas a receber, DRE, fluxo de caixa

5.    Módulo de VendasPDVloja virtual

 
Natal ACIABA show de prêmios.
Qua, 23 de Dezembro de 2015 18:18

CARTAZ SHOW CURVASLL

NATAL ACIABA - SHOW DE PRÊMIOS 2015!

A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Barro Alto lança sua 2ª Edição da Campanha Natal ACIABA - Show de Prêmios, do dia 23/12/2015 ao dia 09/04/2016. A cada R$ 30,00 reais em compras nos comércios credenciados, o consumidor terá direito a um cupom para concorrer aos seguintes prêmios:

01 MOTO HONDA BIS 0 KM

01 TANQUINHO

01 TV 32”

01 GELADEIRA

01 ANTENA PARABÓLICA

01 NOTBOOK

01 COMPUTADOR

01 FOGÃO DE 4 BOCAS

01 MICROSISTEM

01 FORNO ELÉTRICO

01 MICROONDAS

01 BICICLETA

01 SMARTPHONE

01 APARELHO DE DVD

01 LIQUIDIFICADOR

01 BATEDEIRA

01 CAFETEIRA

05 VALE COMBUSTÍVEL DE 100 Lts.

O Sorteio será no dia 09/04/16, às 20hs na Praça da Igreja Matriz, no centro de Barro Alto. Venha e traga sua família!

AGRADECEMOS NOSSOS PATROCINADORES:

Transcabral

Anglo American

Trans Aquino

Posto do Dugman

Governo De Barro Alto

Silvério Diniz

Construfácil

Rabelo Parabólicas

SITIEB

CTBA

Ellus Magazine

Zenaide Vereadora

Simone Vereadora

Hotel e Restaurante Fogão a Lenha

Cred Eletro

Supermercado Bom Preço

COMPRE NO COMÉRCIO LOCAL E GANHE UM SHOW DE PRÊMIOS!

COMERCIO PARTICIPANTES:

 

Auto posto Barro Alto – Dugmar

DNZ

JBR Auto peças

Ellus Magazine

Di casa Deposito de Paula Materiais p contrução

Silverio Diniz Assessoria Contabil

Auto Eletrica BA

Diniz Materiais para Construção

Rabelo Parabólicas

SL laticinios e frios

Trans Aquino

Construfácil

Barro Alto Recargas

Mai-Art produções

Cred. Eletro

Restaurante Mineiro

Supermercado do Betinho

Mercearia JK

FACINE MODAS

Happy Kids

Centro Automotivo Irmãos J

Magazine Terezinha

INS Papelaria

Vitrine Moda

Thiago Madeiras

Drogaria Barro Alto

Drogaria do Valle

Ilú Modas

Kativa Fashion

Supermercado Pascoal

Supermercado Santo Antonio

Supermercado Vitória

Fogão A Lenha

Supermercado Bom Preço

Drogaria Pag Menos

Atelier Regiane Ferreira


REGULAMENTO : 

A Associação Comercial Industrial e Serviços de Barro Alto-Go – ACIABA, com CNPJ sob nº 97.529.436/0001-04, neste ato representada por sua Diretoria que esta subscreve, promove às empresas associadas da ACIABA, uma campanha de vendas, incentivando as pessoas a proceder suas compras no comércio local denominado NATAL ACIABA – SHOW DE PREMIOS 2015, que se dará no período de 23 de dezembro de 2015 até 09 de abril de 2016, regida pelas seguintes condições:

 

DA DENOMINAÇÃO:

1. A Campanha terá a denominação de NATAL ACIABA-SHOW DE PRÊMIOS 2015, tendo início na data do dia 23/12/2015, encerrando-se em 09/04/2016;

DA DATA DO SORTEIO:

2. Os sorteios serão realizados no dia 09 de abril de 2016, a partir das 20h00 horário de Brasília, na praça Sete de Setembro, em Barro Alto.

DAS EMPRESAS PARTICIPANTES:

3. Estará habilitado para a Campanha o estabelecimento comercial que estiver em dia com suas obrigações de associado;

3.1 O Comércio que não estiver adimplente com a ACIABA, deverá procurar sua sede e regularizar sua situação até o dia 15/01/2016, caso seja de seu interesse aderir a Campanha de premiação.

3.2. O Associado deve estar adimplente até a data do sorteio para que seus cupons tenham validade de serem sorteados.

4. Para cada estabelecimento associado que cumprir o disposto na clausula 3ª, será disponibilizado 2 (dois) blocos de cupons, com 100 unidades cada, sem qualquer custo.

4.1. Conforme necessidade do estabelecimento associado, o mesmo poderá solicitar mais unidades de cupons, sem limite de quantidade, os quais terão custo de R$ 0,10 (dez centavos) por unidade de cupom.

4.2. Os cupons estarão disponíveis para venda na sede da ACIABA, na Rua Fortaleza, nº: 614, Centro, fone 3347-6104.

5. É de responsabilidade de cada estabelecimento associado o depósito e preservação dos seus cupons, devendo entrega-los devidamente lacrados e carimbados com o nome do estabelecimento no verso, até às 18hs do dia 09/04/2016.

5.1. A cada R$ 30,00 (trinta reais) em compras, desprezadas suas frações, no comércio local, o consumidor terá direito a um cupom para concorrer aos prêmios da Campanha de Natal – Show de Prêmios 2015. Cada compra terá um limite máximo de 20 (vinte) cupons.

5.2. Os cupons deverão estar devidamente preenchidos com o nome completo, RG e/ ou CPF, endereço, telefone do consumidor e ainda, quando do sorteio, o consumidor deverá responder corretamente à seguinte pergunta (ao vivo): “Qual a entidade na cidade de Barro Alto – GO que deixa seu Natal mais Feliz? ( ) ACIABA ( ) Outros, para que os contemplados tenham direito ao recebimento dos prêmios descritos no item I, deste Regulamento.

5.2. É obrigatório que a empresa participante torne público o critério de aquisição dos cupons por parte dos consumidores, fixando-o em local visível dentro de seu estabelecimento.

5.3. O estabelecimento associado não poderá se recusar a oferecer os cupons aos seus consumidores, devendo fornecê-los sem custo ao mesmo.

5.4. Havendo negativa por parte do estabelecimento para entrega dos cupons aos consumidores, sendo a ACIABA cientificada e formalizada reclamação contra o estabelecimento, tal situação será apurada pessoalmente por um dos Diretores;

5.5. Restando comprovada a situação descrita no item 5.3, a ACIABA poderá advertir, penalizar ou excluir o estabelecimento do sorteio, de acordo com a gravidade da situação.

Das causas de desclassificação e exclusão do participante na Campanha:

6. Com o intuito de buscar a lisura e a transparência da presente Campanha, os empregados e empresários das empresas que estarão participando deste, não poderão participar com cupons de suas empresas.

6.1. Não será permitido a participação de parentes de 1º grau dos empresários dos estabelecimentos em seu próprio comércio.

6.2. As limitações previstas nos itens anteriores (6, 6.1) não impedem a participação das referidas pessoas noutros estabelecimentos, com cupons de outras empresas.

6.3. A empresa participante é responsável pela orientação de seus consumidores quanto ao dia, horário e preenchimento dos cupons e, também, por sua distribuição.

6.4. É de responsabilidade da empresa a ciência aos consumidores de que os ganhadores terão sua imagem divulgada pela ACIABA em jornais, sites, páginas e redes sociais, com o único intuito de divulgar o resultado do evento.

7. Na data disposta na cláusula 2ª, os cupons serão reunidos em uma única urna para efetuar o sorteio.

7.1. Comprovando-se a validade do cupom sorteado pela mesa apuradora, obedecida a cláusula 5ª, o nome do ganhador será anunciado.

 

8. As confecção das urnas serão de inteira responsabilidade do associado tendo que entregá-las para o sorteio impreterivelmente até as 18 h do dia 09/04/2016, na sede da ACIABA ou no local do sorteio, devidamente identificada e lacrada com o nome do estabelecimento.

8.1. Havendo sobra de cupons, estes deverão ser devolvidos à ACIABA até às 18 horas do dia 09 de abril de 2016, para que eles fiquem de fora do sorteio e sejam destruídos.

9. - A empresa poderá fazer propaganda do NATAL ACIABA – SHOW DE PRÊMIOS 2015, noutros horários comerciais e/ou outros veículos, desde que conste o nome da ACIABA – Associação Comercial Industrial e Serviços de Barro Alto como organizadora e o referido estabelecimento como participante.

10. - A empresa participante que tiver filial ou outras empresas, não poderá distribuir cupons nestas, a não ser que a mesma encontre-se em conformidade com a cláusula 3ª do presente regulamento.

11. A empresa que não seguir o regulamento será excluída da Campanha NATAL ACIABA-SHOW DE PREMIOS e deverá entregar á ACIABA todos os cupons. Os cupons que já tiverem sido entregues aos clientes estarão eliminados do sorteio.

11.1. Caso tenha havido compra de cupom adicional, os mesmos não serão ressarcidos em nenhuma situação.

12. No ato da apuração serão retirados da urna os cupons aleatoriamente, sendo um cupom por vez e sendo previamente verificado se o cupom está preenchido de forma correta, bem como se preenche os requisitos de validade.

12.1. Nos casos em que forem verificadas quaisquer irregularidades ou ausência de requisitos que desclassifiquem ou desqualifiquem o cupom previamente contemplado, um novo cupom será retirado da urna, mediante nova contemplação.

 

Procedimento de entrega dos prêmios:

13. Os cupons sorteados ficarão na ACIABA por 30 (trinta) dias a partir do sorteio para quaisquer verificações, inclusive dos clientes concorrentes ao prêmio.

14. O atendente da empresa participante que constar nos cupons premiados será também contemplado da seguinte forma:

 

Cliente: Moto  - Atendente - 01 Tablet

 

14.1. Não constando o nome do atendente no cupom do cliente sorteado o prêmio destinado ao atendente passará a ser de propriedade da empresa participante. O cliente contemplado não perderá o direito ao prêmio.

15. O ganhador, não estando presente, terá até 30 (trinta) dias para retirar pessoalmente seu prêmio, mediante apresentação de documento de identidade com foto.

15.1. A contemplação é pessoal e intransferível, sendo vedado ao contemplado a troca por qualquer outro objeto, mesmo que de igual valor, a substituição por moeda corrente, bem como sua comercialização, cessão, transferência, em qualquer caráter.

15.2. Passado este período descrito na cláusula 15º, o prêmio será considerado de propriedade da ACIABA.

20. Discriminação do Orçamento do custo da campanha

Prêmios:__________________________________________________________R$ 17.971,00

            Divulgação:__________________________________________________R$ 3.000,00

       TOTAL:_______________________________________________________R$ 20.971,00

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

21. A distribuição dos prêmios é gratuita. As despesas com impostos e taxas de licenciamento e de emplacamento dos automóveis serão pagas pela promotora da promoção, conforme o art. 14 do Decreto 70951/72.

21.1. O(s) contemplado (s) concorda (m) em autorizar o uso de suas imagens, sons de voz e nomes, em tv, filmes, vídeos, fotos, jornais, revistas e internet para divulgação da conquista do prêmio, pelo prazo de um ano, sem qualquer ônus para a entidade organizadora, empresas participantes e patrocinadores.

21.2. Qualquer reclamação relativa às especificações, qualidade e garantia dos prêmios, deverá ser realizada perante as empresas fabricantes dos produtos e suas assistências técnicas ou fornecedor de serviços.

21.3. Ocorrendo motivo de força maior que o justifique e mediante ampla e prévia divulgação aos interessados, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Barro Alto-GO, reserva-se o direito de modificar os critérios de premiação, bem como fazer eventuais alterações que venham a ser necessárias à execução da presente promoção, mantendo-se os direitos adquiridos pelos participantes até então.

21.4. Os casos omissos e as dúvidas serão solucionados por uma comissão a ser composta por membros da entidade organizadora da campanha. Persistindo-as, estas deverão ser submetidas à ACIABA.

21.5. A participação nesta promoção caracteriza o conhecimento e aceitação dos termos e condições deste regulamento.

 

22. Fica eleito o fórum de Barro Alto-Go, não aceitando outro, por privilegiado que seja, para dirimir quaisquer conflitos pertinentes a este regulamento/contrato.

 
ACIABA deseja a todos Feliz Natal e um Próspero Ano Novo
Qua, 23 de Dezembro de 2015 15:21

Feliz natal

ACIABA Deseja a você e sua família um Feliz Natal e 2016 cheio de muita paz, saúde e trabalho.

 
Jantar de confraternização da ACIABA.
Qui, 17 de Dezembro de 2015 16:08

jantar

Dia 18 de dezembro jantar de confraternização da ACIABA com show de Marcio Cardoso no clube do Sesi, Ingresso 50R$ Incluso bebidas, Refrigerante, Cerveja e água os interessados procurar a ACIABA na rua Fortaleza Nº 614 .

 
CAMPANHA SOLIDÁRIA
Qua, 18 de Novembro de 2015 13:11

Zema

CAMPANHA SOLIDÁRIA

Todos nós nos sensibilizamos com a situação vivida pelos mineiros da Cidade de Mariana.

Para colocarmos em prática toda a solidariedade de que o nosso coração está cheio, a Loja ZEMA em parceria com a ACIABA está com a Campanha Solidária para ARRECADAÇÃO DE AGUA MINERAL.

VOCÊ PODE FAZER SUA DOAÇÃO NOS SEGUINTES LOCAIS:

1. LOJA ZEMA DE BARRO ALTO;
2. SEDE DA ACIABA.

A água arrecadada será enviada para a população sobrevivente de Mariana, que tem sofrido duramente a falta de água, em razão da destruição causada pelo rompimento da barragem, próxima à cidade.

A situações é conhecida de todos e dispensa maiores explicações, mas não dispensa nossa ajuda!!!

Vamos fazer a parte que nos cabe em nome do amor ao próximo.

 
3 Dicas para formar uma equipe vencedora na sua empresa
Seg, 31 de Agosto de 2015 12:20

trabalho-em-equipe-260x194Profissionais com boa técnica não bastam; para ter sucesso é preciso que a equipe abrace a visão da empresa

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Um dos pontos mais 

Um dos pontos mais críticos para quem abre uma empresa é montar uma boa equipe. Não basta selecionar profissionais que tenham as melhores competências técnicas para a vaga. Para ter sucesso, é preciso que esse time abrace a visão do fundador da empresa e dê o sangue, como ele, para colocá-la em prática.

“Visão é a combinação de três elementos básicos: a razão pela qual a empresa existe – além de ganhar dinheiro –, seus valores essenciais e imutáveis e as aspirações para o futuro. Dessas, a mais importante para a empresa ter uma longa vida são os valores, ensina o guru norte-americano Jim Collins, autor de “Feitas para Durar”, em artigo publicado em seu site.

Mas o que o empreendedor deve fazer para formar uma equipe alinhada com seu ideal? Brenton Gieser, cofundador de duas startups (Be Social Change e Joyn In), usa sua experiência para dar três conselhos para quem está selecionando o primeiro time de sua empresa.

“Nós, empreendedores, sabemos que não podemos fazer tudo sozinhos. Precisamos de outras pessoas que contribuam com o que estamos construindo e que nos ajudem a materializar nossas visões”, diz Gieser.

Em uma série de vídeos que gravou para o site da Young Entrepreneurs Council (YEC), ele afirma que selecionar e manter um time com uma cultura vibrante, boa energia e alinhado com a visão do fundador é fundamental para uma startup – e mostra os três passos para chegar lá.

 

  1. Use a rede para caçar
    O primeiro passo na hora de selecionar pessoas é ativar suas redes de contato. “Esse é o principal ativo do empreendedor”, afirma Gieser.

Para obter bons resultados com o networking, o empresário deve saber divulgar sua marca e suas ideias, pois só assim atrairá pessoas com interesses semelhantes.

É importante usar a rede para saber o que as pessoas estão fazendo e perguntar se amigos e colegas conhecem alguém que se interesse pelas oportunidades de trabalho que vai oferecer.

“Se sua startup usa mídias sociais, entre em grupos de interesse no LinkedIn e no Facebook. Aproveite meetups para descobrir novos grupos. Invista nas redes para achar as pessoas e ficar de olho no que estão fazendo”, completa.

2. Mostre o que é capaz de executar

Uma empresa que está começando não tem muito o que vender – como uma marca de peso, investidores de renome ou profissionais tarimbados. “O que você tem é a sua visão. Para que as pessoas certas embarquem, é essencial fazer uma boa apresentação”, diz.

Para isso, o empreendedor deve falar sobre o sucesso de projetos que implementou, assim o candidato sentirá que o futuro chefe tem capacidade para executar aquilo que prega. “Se tiver um protótipo, mostre. Explique como vai colocar os planos em prática”.

3. Lance sua visão sobre outras pessoas

Antes de convencer os outros de que sua empresa é promissora, o empreendedor deve saber, com clareza, o que está fazendo e por quê.

“Qual é sua proposição de valor? É preciso saber se articular para que as pessoas assimilem isso rapidamente, sintam e se envolvam com a sua visão. Quem sabe exatamente o que quer tem mais chance de achar as pessoas certas”, afirma Gieser.

“Compartilhe e espalhe sua visão. Muitos se preocupam com propriedade intelectual mas, quanto mais você esconder, mais lentamente se moverá. Propague sua ideia, pois um de seus amigos pode conhecer alguém que tenha o que você procura.”

Via Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 
23 Dicas para uma empresa endividada sair do sufoco
Seg, 31 de Agosto de 2015 12:17

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Escrito por Ricardo Mollo, especialista em empreendedorismo

Nem sempre o endividamento é ruim. Tem que estar alinhado com a estratégia de crescimento da companhia e com sua capacidade de pagamento. Muitas empresas convivem com endividamento por muito tempo e conseguem crescer e criar valor. Porém, é necessário disciplina de controle e planejamento para que as dívidas não passem do suportável pela geração de caixa da empresa.

A dívida financeira pode trazer o benefício de potencializar o retorno da companhia, mas também aumenta os riscos. O endividamento bom é aquele com taxas e prazos adequados, que permitem à companhia planejar o seu pagamento e não depender de refinanciamento.

O importante é que a dívida tomada seja utilizada para um fim que gere retorno acima do custo da dívida. Parece óbvio, mas num país como o Brasil, com taxas altíssimas, nem sempre o empresário consegue aferir se a dívida trouxe retorno ou tomou grande parte ou todo o resultado.

Inicialmente é importante responder às seguintes perguntas:

– Por que se endividar? Geralmente para dar suporte ao crescimento, uma necessidade de capital de giro, investimento ou compra de companhia. O problema é quando tomamos dívidas para financiar perdas passadas, para refinanciar dívidas mais caras, para cobrir furos de caixa, ou mesmo quando perdemos o controle do endividamento.

– Qual o limite do endividamento? Quanto da geração de caixa da companhia posso comprometer com o pagamento das dívidas? É importante ressaltar que o que paga uma dívida não é outra dívida, mas sim o lucro, uma capitalização ou a venda de ativos.

– Como saber se o endividamento está alto? Projetar o fluxo de caixa futuro da empresa e ver como a dívida pode ser paga com a geração de caixa da empresa. Se não conseguir, é necessária uma capitalização.

– Como perceber quando se está muito endividado? Há sinais de deterioração da companhia e da qualidade do crédito tomado. Exemplo: fornecedores começam a pedir pagamentos a vista, bancos não refinanciam ou aumentam o limite de crédito, protestos, furos de caixa constantes e falta de liquidez.

Empresas precisam tomar cuidado com quanto dinheiro é retirado do seu caixa para remunerar acionistas. Em empresas pequenas e médias é muito comum o intercâmbio entre a conta do acionista e da companhia. Cuidado para que os recursos que vão para os acionistas não fiquem imobilizados demais, pois, se a empresa precisar, o acionista terá que socorrê-la.

A melhor forma de não ficar endividado demais é fazer planejamento financeiro, guardar reservas em caixa, manter bons relacionamentos bancários, manter sua ficha limpa de inadimplência, evitar atrasos nos pagamentos, ser conservador nos investimentos, controlar as dívidas, fugir das dívidas caras como o cheque empresarial etc.

Mas o que fazer quando se está endividado demais?

Veja 23 dicas:

1 – Vender ativos da empresa ou do acionista para capitalização;

2 – Reduzir o estoque, aumentar a eficiência de produção e estocagem e, se possível, fazer just in time;

3 – Calcular a necessidade de capital de giro e somente trabalhar com capital de giro próprio ou com ajuda de fornecedores;

4 – Pedir mais prazo para pagamento a fornecedores;

5 – Pedir adiantamento de clientes;

6 – Reduzir o capital de giro com diminuição do prazo de recebimento e estocagem;

7 – Cobrar clientes atrasados, diminuir inadimplência;

8 – Buscar recursos de longo prazo;

9 – Aumentar o número de bancos de relacionamento para melhorar a negociação de condições dos financiamentos e não correr risco de não te recursos nas datas de pagamento;

10 – Renegociar dívidas com parcelamento de pagamento de acordo com a projeção de fluxo de caixa;

11 – Otimizar a utilização de caixa do grupo e do acionista;

12 – Economizar, reduzir custos e despesas para sobrar mais para pagar dívidas;

13 – Oferecer garantias para renovação de financiamentos com melhor custo e prazo mais longo;

14 – Tomar cuidado com variação cambial, indexadores, descasamentos etc. Use hedges se possível.

15 – Vender participação acionária para investidores;

16 – Capitalizar a empresa com recursos de acionistas;

17 – Em situação crítica, atraso seletivo de pagamentos com cuidado para não perder crédito ou ter negativação. Atraso seletivo e parcelamento de impostos;

18 – Evitar ao máximo atrasar pagamento de folha de pagamento e nunca atrasar impostos como INSS retido de funcionários;

19 – Evitar factorings e agiotas, pois as taxas costumam ser altas, apesar de algumas vezes serem mais baratas que o cheque empresarial;

20 – Iniciar um turnaround na companhia entendendo o que causou a dívida: descontrole, altas taxas, ineficiências, maus negócios, baixa rentabilidade, baixa competitividade etc. Tratar as causas é muito importante, senão a dívida continua crescendo;

21 – Considerar a recuperação judicial como opção, caso a situação se agrave. Porém, tente entrar com este recurso com a companhia ainda viva e com algum caixa extra para passar por esta fase dura de recuperação;

22 – Não se iludir com o volume de vendas e focar em geração de caixa e rentabilidade;

23 – Vender a companhia para um concorrente pode ser uma solução dolorosa, porém, às vezes é a única.

Lembre-se: O que paga dívida é geração de caixa e capitalização e não o refinanciamento via outra dívida.

Ricardo Mollo é professor dos cursos de Certificates do Insper.

Via Exame e redação

 
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